O sucesso do trabalho parlamentar consiste em servir e perseverar.
Deputado Pr. Jefferson Campos

NEWSLETTER

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

Fique atento aos sinais de Estresse

Artigo cadastrado dia 23/02/2018
Deputado fala sobre os recorrentes sinais de estresse, e entende que nossa sociedade precisa valorizar todas estas coisas de igual maneira.

Enquanto visionários como Elon Musk sugerem que para chegar ao sucesso é necessário trabalhar 80, 100 horas por semana, o nosso corpo físico revela justamente o contrário.

 

Na realidade nosso corpo fala à sua maneira e, através de alguns sinais, pode indicar que muitas vezes é necessário baixar um pouco o ritmo e se concentrar na saúde. As emoções mal digeridas podem afetar o estômago, enquanto o excesso de preocupações e nervosismo pode causar dores de cabeça e até tremores nas pálpebras.

 

O desequilíbrio emocional pode ser responsável pela repentina queda de cabelos, uma vez que libera cortisol, o hormônio do estresse, se tornando a primeira entre as causas emocionais capazes de enfraquecer os fios. No entanto, é preciso considerar que um humano saudável perde diariamente de 50 a 100 fios, porém, se o ralo do banheiro fica cheio e não há substituição por fios novos significa que algo não está normal.

 

Outra maneira do corpo sinalizar o cansaço está na pele. Estudos dermatológicos mostram que 40% dos pacientes que apresentam alguma doença de pele têm algum problema emocional.  Esta é uma forma que o sistema imunológico encontra para reagir e tentar proteger o corpo do estresse.

 

A tensão muscular é a maneira mais comum que percebemos a fadiga, sendo que os músculos das costas e do pescoço são os mais sensíveis nesses casos. E a ansiedade e estresse também podem causar formigamento nas extremidades do corpo, como mãos e braços. Deve-se estar atento se o formigamento atingir um órgão inteiro ou metade do corpo, nesses casos é preciso procurar um atendimento médico com urgência.

 

A saúde deveria ser considerada como prioridade em nossas vidas e a prática de atividades físicas, além das relaxantes deveriam ser parte de nossa rotina. No entanto, a vida moderna exige cada vez mais de nós. Quando não estamos no trabalho, nos conectamos até através do celular, não respeitando o equilíbrio que nosso organismo necessita para viver mais e com qualidade.

 

Os momentos de laser são tão vitais como os esportes ou as visitas regulares aos consultórios médicos. Precisamos educar a nossa sociedade para valorizar todas estas coisas de igual maneira.

 

 

* Artigo extraído de discurso apresentado na Câmara Federal.

Compartilhe via

OUTROS ARTIGOS

PARCEIROS DO DEPUTADO FEDERAL PR. JEFFERSON CAMPOS